Serviços e Clientes

Belo Horizonte 120 anos

 

BH 120 anos. Um olhar sobre a cidade, seu comércio e a sua história, escrito por Osias Ribeiro Neves, Luciana Amormino e editado pelo Escritório de Histórias, é um projeto da CDL-BH para presentear a capital mineira. A obra conta a história de Belo Horizonte a partir da sua criação chegando aos dias atuais, junto ao desenvolvimento do comércio da cidade e da própria entidade. A publicação dividida em cinco partes, narra a trajetória política, social, cultural e econômica de BH. Apresenta também a origem e a trajetória da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Belo Horizonte - CDL BH evidenciando o seu comprometimento com a cidade.

 

“Ao desembarcamos na jovem capital mineira, na plenitude dos seus 120 anos, o sentimento é o de que, ainda ontem, havíamos embarcado no singelo trem de ferro na cidade de Ouro Preto, então a capital de Minas, com destino a Arraial de Curral del Rei, sem estação ou paragem. Nessa viagem, alinhavamos a história da cidade à memória do comércio de Belo Horizonte, entre linhas paralelas e contínuas. Ao longo do trajeto emergiram diálogos entre a cidade, o comércio e a cultura e, muitas vezes, necessárias costuras surgiram enredadas na política e, inevitavelmente a economia.¹”

 

Como um todo, a obra constrói uma linha contínua que apresenta a evolução histórica da capital mineira entre fatos e imagens, mostrando as transformações pelas quais a cidade passou nesses 120 anos.

 

 

O livro de 258 páginas, capa dura, que tem projeto gráfico do designer Lucas Lomasso é todo ilustrado com fotos e imagens de Belo Horizonte, desde a pequena Curral del Rei até à metrópole em que a capital se transformou. Teve por metodologia a pesquisa documental no acervo da CDL-BH conduzida pela historiadora Marina Camisasca, pesquisa histórica e uma série de entrevistas realizadas pelo Escritório de Histórias com lojistas e personagens que contribuíram com seus depoimentos para a narrativa do livro. Foram utilizadas imagens cedidas do acervo da CDL-BH, dos acervos do Museu Histórico Abílio Barreto, do Arquivo Público Mineiro e do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

 

O lançamento aconteceu no dia 21 de dezembro na sede da CDL-BH com a presença dos associados da CDL-BH e convidados.

Copyright © 2021 - Escritório de Histórias Eireli - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil
Entre em contato conosco