Associação Médica de Brasília se prepara para lançar livro que mostra a história da entidade

Data 18/08/2011 10:42:00 | Tóopico: Em Foco

História, lembranças, casos e fotos. Esse é o conteúdo do livro sobre os 50 anos da Associação Médica de Brasília. Entre narrativa e depoimentos tudo será contado com o auxílio de fotos que vão ilustrar cada conquista da AMBr, além das mudanças de mandato. A publicação do livro faz parte das comemorações do cinquentenário da entidade, que começou no último dia seis de fevereiro com a inauguração da sede administrativa.

Para não deixar escapar nenhum detalhe, a Diretoria da Associação teve a preocupação de contratar uma empresa especializada. “Tudo deve ser lembrado, sejam as conquistas ou as perdas. Para nossa história, essa data é um marco relevante, é resultado do processo de conquista árdua e constante que deve e está sendo documentado através do livro”, argumenta Lairson Vilar Rabelo, presidente da AMBr. A autora do livro e diretora do Escritório de Histórias, Isabella Verdolin, ressalta a importância de lembrar os detalhes contados por ex-presidentes e pessoas que deixaram sua participação nas atividades da Associação. “Na trajetória da AMBr aconteceram muitos casos interessantes, alguns tristes, alguns engraçados e outros tão folclóricos que ficaram conhecidos em Brasília”, explica.

Para conseguir descobrir detalhes de cada evento promovido pela Associação e cada conquista para a classe médica que contou com a participação da AMBr, Isabella Verdolin contou com a ajuda de alguns ex-presidentes e associados, como Francisco Pinheiro Rocha, Anísio Pires de Freitas e Rômulo Maroccolo, que emprestaram recortes de jornais, revistas, arquivos pessoais, fotos e publicações da própria Associação, além dos colaboradores da AMBr que foram encarregados de localizar no acervo da instituição fotografias, documentos e publicações de maior destaque.

fotoparaosite
 Entrevistas – para reproduzir com coerência toda a trajetória da Associação Médica de Brasília, a equipe do Escritório de Histórias foi a fundo nas pesquisas durante quatro meses. Todas as fontes disponíveis foram consultadas, até o Arquivo Público, que cedeu fotos de várias épocas.
“Pelos relatos que ouvimos vamos, necessariamente, passar pela história de Brasília, que ainda estava em construção quando a AMBr foi fundada, e da medicina da capital federal”, explica.

Expectativa – associados, colaboradores e até a diretoria da AMBr estão curiosos para ver o resultado final do trabalho do Escritório de Histórias. “O suspense fica por conta de como todos os elementos das pesquisas serão usados e abordados ao longo da narração. Tivemos muitos depoimentos emocionantes e outros com situações cômicas, tudo dentro do universo da AMBr”, afirma Isabella Verdolin.

Finalização – o livro está em fase de conclusão. “Estamos terminando de inserir os dados, checar datas e diagramar as fotos. Quando a boneca do livro estiver pronta será entregue para a Diretoria para revisão. Depois faremos as correções e enviaremos para a gráfica”, explica a Diretora do Escritório de Histórias.

O título do livro ainda não foi escolhido e o autor do editorial também é um mistério.

(Matéria de Fernanda Couto, publicada na "AMBr Revista" de março de 2009, produzida pela Luan Comunicação)

Nota: Parte do mistério já foi desfeito: o Editorial será escrito pelo Presidente da AMBr, Dr. Laírson Ribeiro. Agora, é aguardar a finalização do livro.

 





Este artigo veio de Escritório de Histórias
http://www.escritoriodehistorias.com.br

O endereço desta história é:
http://www.escritoriodehistorias.com.br/modules//article.php?storyid=87