Tecendo Memórias: A história da Estamparia

Data 02/10/2011 11:30:00 | Tóopico: Memória Empresarial

"Tecendo Memórias: A História da Estamparia" relata a trajetória desta empresa mineira, relacionando as etapas de produção da  indústria têxtil - fiar, tecer, estampar e confeccionar - à trajetória da fábrica, que assim como na tecelagem, se entrelaça à história do país e do seu próprio segmento.

 O registro toma um percurso não-linear, tendo como o fio condutor o fundador da Estamparia, Alexandre Mascarenhas. Sua história alinhava outras tantas, que passam pelas fábricas da pequena vila de Biribiri, pela extinta D. Lili, pelas fábricas de São Roberto e Rômulo Franchini e, finalmente, pela Estamparia, criada na década de 40, chegando ao investimento feito pela empresa no setor de confecções, que levou a uma guinada econômica em Gouveia. A marca Encanto, criada para sua linha de roupas de cama e mesa, chega atualmente aos grandes centros, trazendo consigo a qualidade de todo o processo de produção têxtil.

 

 

Para confeccionar o livro foi feita uma pesquisa histórica no acervo da empresa, que continha cartas e documentos datados a partir do século XIX, e foram entrevistadas 50 pessoas nas cidades de Gouveia, Diamantina, Belo Horizonte e Contagem. O projeto foi totalmente desenvolvido pelo Escritório de Histórias entre julho de 2006 e setembro de 2007, e inclui um DVD com imagens que registram a história da Estamparia, editado como documentário e encartado ao livro.

fita_01 biribiri_01 igreja_01



Este artigo veio de Escritório de Histórias
http://www.escritoriodehistorias.com.br

O endereço desta história é:
http://www.escritoriodehistorias.com.br/modules//article.php?storyid=8