AMBr 50 anos – Desde 1959 fazendo história em Brasília

Data 05/10/2011 12:10:00 | Tóopico: Memória Empresarial

Ao completar 50 anos, a Associação Médica de Brasília queria contar a sua história e o Escritório de Histórias foi encarregado de dar forma a esse sonho. A decisão foi unânime: ninguém melhor do que aqueles que tiveram participação nos diferentes momentos pelos quais a AMBr passou para ajudar a reviver os fatos mais marcantes. Assim, foram entrevistadas mais de 30 pessoas entre presidentes, diretores, associados, funcionários e colaboradores, além de médicos que exerceram papéis importantes para a construção da Medicina na jovem capital do Brasil. Histórias, “causos” e lembranças foram mesclados à história de Brasília, inaugurada em 1960, mas que desde o início da construção contava com o trabalho valoroso de médicos idealistas, que apostavam no sucesso da empreitada no Planalto Central.


dsc06584_620
Um mundo de poeira e vento. Isso era o que se via no início da construção de Brasília, quando os primeiros médicos chegaram para trabalhar na nova capital. Quem chega hoje à cidade, talvez pense nesses tempos como algo distante, acontecido há muito tempo. 50 anos se passaram desde a fundação da AMBr e nesse tempo, a Associação encontrou espaço para se fortalecer e crescer, assim como a cidade que ajudou a construir. A medicina daqueles tempos, as dificuldades, a evolução do trabalho médico e a trajetória da Associação Médica de Brasília se misturam na narrativa e levam o leitor a percorrer os muitos caminhos que levaram ao sucesso de uma entidade pioneira que completa meio século com muito a comemorar.” (texto impresso na contracapa do livro “AMBr 50 anos – Desde 1959 fazendo história em Brasília”).
dsc06588_620_01
O livro “AMBr 50 anos –Desde 1959 fazendo história em Brasília” foi ricamente ilustrado com fotografias da jovem cidade, obtidas junto ao Arquivo Público do Distrito Federal e aos acervos particulares gentilmente cedidos por alguns dos entrevistados, além do acervo da própria AMBr. A narrativa é dirigida tanto aos que participaram da construção e desenvolvimento da cidade e da entidade quanto aos que chegaram depois e, através do livro, poderão embarcar numa viagem pelos 50 anos da AMBr e da medicina de Brasília.

 

 





Este artigo veio de Escritório de Histórias
http://www.escritoriodehistorias.com.br

O endereço desta história é:
http://www.escritoriodehistorias.com.br/modules//article.php?storyid=5