Alma Brasileira – Exposição comemorativa dos 35 anos da FDC

Data 24/11/2011 15:50:13 | Tóopico: Memorial

Alma Brasileira é o título da exposição que abriu a comemoração dos 35 anos da Fundação Dom Cabral em agosto de 2011. Um espaço de memória em que o visitante é convidado a interagir com a história construída a partir de um sonho. Com a curadoria e pesquisa realizada pelo Escritório de Histórias, foi concebida uma exposição permanente que celebra os 35 anos da FDC e o seu reconhecimento internacional, além de homenagear o compositor Heitor Villa-Lobos, brasileiro que deu identidade e notoriedade à nossa música em nível nacional e internacional, assim como a FDC tem feito com a educação executiva.
img_2223__cpia_620

A exposição é composta por um grande painel, três painéis suspensos, além de espaços interativos, que convidam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história da instituição e também do maestro Villa-Lobos. O grande painel apresenta uma narrativa mais ampla da história da FDC e tem como fio condutor uma analogia com a formação de uma orquestra.    

Nos três monitores de TV integrados ao painel principal, imagens históricas da FDC tecem outra narrativa mais sutil dos registros fotográficos de todas as fases da organização. Os três painéis suspensos descrevem a alma da FDC, com o sonho como nascedouro e estandarte para a cruzada que viria, a missão, os princípios e os desafios balizados por frases de atores de todos os níveis da FDC. Os espaços interativos, por sua vez, apresentam a linha do tempo da FDC que pode ser navegada década a década, trechos de depoimentos em vídeo e áudio, músicas e discursos de Heitor Villa-Lobos, animação da história “Construindo uma Catedral”, tantas vezes narradas pelo Professor Emerson de Almeida, que a utiliza como metáfora para expressar o sonho da FDC e também um vídeo com narrativas recentes sobre temas de relevância para a instituição.
Na inauguração da exposição esteve presente um quarteto de cordas que executou músicas de Villa-Lobos. O evento contou também com a participação dos conselheiros da Fundação Dom Cabral, empresários e funcionários.

dsc_7811_620

 





Este artigo veio de Escritório de Histórias
http://www.escritoriodehistorias.com.br

O endereço desta história é:
http://www.escritoriodehistorias.com.br/modules//article.php?storyid=122