GMMLE: 50 anos da história da mineração e da metalurgia em Minas Gerais

Data 23/11/2011 17:49:00 | Tóopico: Memória Empresarial

O livro "GMMLE: 50 anos da história da mineração e da metalurgia em Minas Gerais", aborda a trajetória da mineração e da metalurgia no estado desde os primórdios da colonização até os dias atuais. A obra retrata também a questão do ensino mínero-metalúrgico, desde a Escola de Minas de Ouro Preto à atuação da Universidade Federal de Minas Gerais e, nesse contexto, a participação do Grêmio Mínero-Metalúrgico Louis Ensch, criado em 1959.


   

img_36241

 

 

Para recuperar essa história os autores Isabella Verdolin Neves, Marina Camisasca e Osias Ribeiro Neves realizaram entrevistas com professores, alunos dos cursos de Engenharia de Minas e Engenharia Metalúrgica da UFMG e profissionais de empresas. Além disso, extensa pesquisa foi realizada em periódicos, publicações universitárias, documentos produzidos pelas empresas e bibliografia atualizada referente ao tema.

 

A obra está dividida em seis partes, a primeira trata dos primórdios da siderurgia no Brasil, a segunda aborda a expansão da mínero-metalurgia no período do governo JK, a terceira retrata o comportamento do setor durante os governos militares (1964-1985), a quarta analisa as dificuldades enfrentadas pela área nos anos 80, a quinta aponta a retomada do crescimento da mínero-metalurgia durante as décadas de 1990 e 2000 e a última enfoca a modernização do setor no período atual.





Este artigo veio de Escritório de Histórias
http://www.escritoriodehistorias.com.br

O endereço desta história é:
http://www.escritoriodehistorias.com.br/modules//article.php?storyid=118