É uma unidade de informação, destinada à preservação e constante reelaboração da história e cultura de um grupo social e de sua memória, através dos registros elaborados pela instituição e sobre ela, que possam produzir sentido à história a partir de diferentes modos de apropriação e interpretação. Este espaço não deve se limitar ao tratamento e organização do acervo, e sim ter como eixo e suporte a memória, como elemento de construção e reconstrução.
Um Centro de Memória atuante deve atender às necessidades de Gestão da Informação e de Gestão do Conhecimento, tendo em vista o constante processo de transformação, decorrente do amadurecimento institucional e da aplicação de técnicas de estruturação organizacional, que buscam a otimização das atividades.
Ele deve ter por missão resgatar, registrar, tratar, organizar, armazenar e disseminar informações e documentos que contam a história e apontam o conhecimento organizacional, que se constrói cotidianamente, no âmbito dos processos e dos relacionamentos empreendidos pela organização. Deve também estar aberto à comunidade a qual pertence bem como às pessoas interessadas em difundir o conhecimento e realizar pesquisas.
Nos dias de hoje é fundamental que um Centro de Memória possa ser acessado via internet para que as informações fluam na velocidade do seu tempo e, para isso, torna-se fundamental o trabalho de inserção do CM em meio digital. O Escritório de Histórias está preparado para realizar trabalhos como esse.