Área Restrita | Créditos
a- A+

É uma unidade de informação, destinada à preservação e constante reelaboração da história e cultura de um grupo social e de sua memória, através dos registros elaborados pela instituição e sobre ela, que possam produzir sentido à história a partir de diferentes modos de apropriação e interpretação. Este espaço não deve se limitar ao tratamento e organização do acervo, e sim ter como eixo e suporte a memória, como elemento de construção e reconstrução. 
Um Centro de Memória atuante deve atender às necessidades de Gestão da Informação e de Gestão do Conhecimento, tendo em vista o constante processo de transformação, decorrente do amadurecimento institucional e da aplicação de técnicas de estruturação organizacional, que buscam a otimização das atividades. 
Ele deve ter por missão resgatar, registrar, tratar, organizar, armazenar e disseminar informações e documentos que contam a história e apontam o conhecimento organizacional, que se constrói cotidianamente, no âmbito dos processos e dos relacionamentos empreendidos pela organização. Deve também estar aberto à comunidade a qual pertence bem como às pessoas interessadas em difundir o conhecimento e realizar pesquisas. 
Nos dias de hoje é fundamental que um Centro de Memória possa ser acessado via internet para que as informações fluam na velocidade do seu tempo e, para isso, torna-se fundamental o trabalho de inserção do CM em meio digital. O Escritório de Histórias está preparado para realizar trabalhos como esse. 

  Enviado por marina em 18/12/2013 15:25:44 ( 1133 leituras )
  Enviado por eschistorias em 23/11/2011 10:45:57 ( 1032 leituras )

Museu Virtual Brasil

Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias

Continue a leitura >>

Escritório de Histórias

Belo Horizonte - MG

Av. Brasil, 1831, salas 411 e 412 - Funcionários

CEP: 30140-002 - Telefax: (31) 3262-0846