Área Restrita | Créditos
a- A+

O Museu Virtual Brasil é uma iniciativa do Escritório de Histórias realizada no anseio de pesquisar organizar e disponibilizar na Internet a história de bairros, cidades e lugares, por meio de depoimentos e materiais iconográficos fornecidos por seus moradores e ex-moradores, tornando presente, a memória material e imaterial de seus habitantes, no endereço www.museuvirtualbrasil.com.br.

Mais que contribuir para a retomada da memória coletiva, o objetivo do Museu Virtual é ser um instrumento de interação da comunidade com seu lugar, fornecendo subsídios para que haja um reconhecimento dos moradores enquanto comunidade ativa e produtora cultural, não apenas através do olhar sobre seu passado, mas, também, com a apreensão do presente, feita por meio da divulgação das atividades que, na atualidade, são realizadas ali. Deste modo, o Museu aproxima-se de seu significado etmológico: “Instituição dedicada a buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico, histórico, etc”.

Através da História Oral, a vivência das pessoas, suas percepções sobre o bairro, cidade ou lugar e sua trajetória de vida terão a mesma importância que os relatos trazidos pela História Oficial. O Museu Virtual é  um espaço onde as informações dispersas poderão ser organizadas e disponibilizadas para o público em geral, de maneira dinâmica, pois está sempre aberto à participação da comunidade, contribuindo para valorizar aquele local, despertando um sentimento de pertencimento e de resgate da responsabilidade, da autoestima e da cidadania de seus moradores.

O Museu Virtual Brasil foi desenvolvido a partir do desejo do sociólogo, escritor e sócio-diretor do Escritório de Histórias, em contar a história do bairro em que passou a infância e juventude, o Jardim Montanhês, bairro da periferia de Belo Horizonte. Assim, com o apoio da equipe do Escritório de Histórias, habitantes, amigos e ex-moradores do Jardim Montanhês, em 2004, foi lançada a primeira edição do Museu Virtual Jardim Montanhês, que ficou na rede até 2009. Reformulado, o site voltou a ser disponibilizado em 2012 no endereço, www.museuvirtualbrasil.com.br/museu_jmontanhes

Nesse movimento de retomada do projeto, Brasília foi a primeira cidade a ter sua trajetória, causos e histórias de vida disponibilizados em um museu virtual próprio. A edição, aprovada pela Lei Rouanet e patrocinada pela Tambasa Atacadistas, se apresenta como um presente do Escritório de Histórias e seus parceiros à capital federal que completou meio século em 2010. Também pode ser visto no endereço, www.museuvirtualbrasil.com.br/museu_brasilia

Outra região que já faz parte do Museu Virtual Brasil é Pampulha, disponível no endereço www.museuvirtualbrasil.com.br/museu_pampulha A plataforma virtual procura reunir “Pampulhas” reveladas sob múltiplos olhares. Lá é possível conhecer desde a Pampulha como cinturão verde de BH, como espaço de desenvolvimento das idealizações de Juscelino Kubistchek e dos ensaios de Niemeyer, à Pampulha, do lazer e cenário de discussões sobre seu ameaçado futuro e das histórias de personagens até então desconhecidos.



Museu Virtual Brasil

Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias

Continue a leitura >>

Escritório de Histórias

Belo Horizonte - MG

Rua Monteiro Lobato 315 sala 402 Bairro Ouro Preto

- Belo Horizonte - MG - Cep: 31310-530

Telefone: (31) 3262-0846