Área Restrita | Créditos
Início » Artigos » Artigo
a- A+
Enviado por admin em 18/08/2011 10:50:00 ( 1274 leituras )

A história do Bar e Restaurante Tip Top, localizado na capital mineira está registrada no livro “Tip Top 80 anos”. O trabalho foi executado pela equipe do Escritório de Histórias, que durante sete meses pesquisou, realizou entrevistas e escreveu o livro que marca os 80 anos do mais tradicional ponto de encontro dos belo-horizontinos.

 

 

tiptoplancamento1_400

 

A obra foi estruturada em um percurso linear, que vai desde a fundação do estabelecimento, sob os cuidados de Dona Paula Huven, vinda da Tchecoslováquia, e seu marido, Adolfo Huven, da Romênia, até a atual administração, que se mantém vistosa nas mãos da empresária Teresa Cristina Recoder. A história do bar dialoga com a história de Belo Horizonte, lado a lado, uma acompanhando e contribuindo com a outra. Assim, a evolução da capital e as principais transformações ocorridas na cidade nos últimos 80 anos também estão presentes no livro.

 

tiptoplancamento2_400 

 

Entre narrativa e depoimentos divididos em 21 capítulos e um pouco mais de 170 páginas, a história do bar vem entrelaçada aos vários ‘causos’ ocorridos ali, às grandes mudanças, à manutenção do bom atendimento, à predileção pela melhor qualidade em bebidas e comidas, e à identidade da capital mineira, que tanto se transformou desde a fundação do Tip Top. Além de pesquisa histórica sobre a cidade de Belo Horizonte desde a década de 1920, foram entrevistadas mais de duas dezenas de pessoas residentes na capital e que, de uma forma ou outra, acompanharam a trajetória do bar, dentre familiares de Dona Paula, administradores, garçons e fiéis clientes.

 

tiptoplancamento3_400

 

Em uma festa animada, com direito à música ao vivo com o melhor do repertório da música popular brasileira, o evento de lançamento contou com a presença de figuras ilustres de Belo Horizonte, além dos tradicionais freqüentadores e dos novos, curiosos em conhecer a casa. Para incrementar a festa, um buffet especial foi oferecido no interior do restaurante, com iguarias encontradas no Tip Top, sem se esquecer, é claro, do chopp sempre gelado. Os livros foram autografados pela proprietária, Teresa Recoder, e pelo o autor, o sociólogo Osias Ribeiro Neves, do Escritório de Histórias.

Saiba como foi a festa de 80 anos em nosso blog. Para adquirir o livro, basta entrar em contato pelo e-mail atendimento@bartiptop.com.br ou pelos telefones (31) 3275-1880 e 3337-9713.

Para conhecer detalhes da publicação, leia mais aqui no site e as notícias veiculadas na imprensa:
Descubra Minas
Estado de Minas
Hoje em dia
Jornal da Cidade
Jornal Pampulha
Jornal O Tempo
Portal Uai

Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo

Museu Virtual Brasil

Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias

Continue a leitura >>

Escritório de Histórias

Belo Horizonte - MG

Av. Brasil, 1831, salas 411 e 412 - Funcionários

CEP: 30140-002 - Telefax: (31) 3262-0846