Área Restrita | Créditos
Início » Artigos » Artigo
a- A+

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Enviado por admin em 28/08/2011 15:00:00 ( 1069 leituras )
A obra "Panoramas da Regência Coral – Coro Sinfônico Comunitário da UnB: Uma história de vozes e vidas", editada em 2010 pelo Escritório de Histórias, narra a trajetória do Coro Sinfônico Comunitário da UnB, criado pelo Maestro David Junker, em 1991. Este livro “tem como objetivo, não apenas registrar uma história, ‘de vozes e vidas’, [...] mas também comprovar que um programa de atividades musicais pode ser implantado com sucesso em qualquer comunidade brasileira”.

Junker formou-se em Música – Composição e Regência – na Universidade de Brasília, em 1982, e no ano seguinte embarcou para os EUA, onde participou de um curso de verão, ministrado pelo maestro norte-americano Robert Shaw, em 1983. Lá o maestro brasileiro encantou-se com os eventos dos quais participou, pois o coro era a atração principal. Em uma dessas atividades, realizada na Universidade de Missouri, ele se admirou com o coro que era composto por leigos, afinal, mesmo não tendo um conhecimento aprofundado, eles conseguiam realizar um trabalho maravilhoso. 
 

Quando retornou ao Brasil e tornou-se professor da Universidade de Brasília, em outubro de 1990, o maestro David Junker apresentou a ideia de formar um coro constituído por leigos, para o chefe do Departamento de Música, professor Zuinglio Faustini, que a aprovou de imediato. O projeto então foi divulgado e começaram a ser selecionados os integrantes. Já no primeiro semestre de 1991, os primeiros ensaios foram realizados. Desde então o Coro Sinfônico Comunitário da UnB, formado por uma média de duzentos a quatrocentos integrantes, se apresenta semestralmente. O repertório é composto por obras de grandes artistas da música erudita nacional e internacional. O coral já conquistou vários prêmios e recebe elogios, tanto pelas apresentações, quanto pela ideia central do projeto, “divulgar a música coral e contribuir para a educação cultural de um povo.”

O livro é o primeiro a ser publicado como parte da coleção “Panoramas da Regência Coral”, elaborada por David Junker, que está sendo desenvolvida pelo Escritório de Histórias em parceria com a Silpe Design.

009

 

Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo

Museu Virtual Brasil

Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias

Continue a leitura >>

Escritório de Histórias

Belo Horizonte - MG

Rua Monteiro Lobato 315 sala 402 Bairro Ouro Preto

- Belo Horizonte - MG - Cep: 31310-530

Telefone: (31) 3262-0846