Área Restrita | Créditos
Início » Artigos » Artigo
a- A+

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Enviado por marina em 23/07/2012 10:09:07 ( 1881 leituras )
O livro “Zé Belisário sua vida e sua gente” escrito por Hugo de Caux Belisário e editado pelo Escritório de Histórias em 2012 apresenta a história e as origens de Zé Belisário, pai do autor. A obra está dividida em cinco capítulos: 1. Zé Belisário, 2. A Família Belisário, 3. As Origens Mineiras, 4. As Origens Paulistas e 5. Retrospectiva Histórica. 
 
A biografia é fruto de extensa pesquisa em arquivos na busca das origens da família Belisário e também das boas lembranças que Hugo de Caux guarda do seu pai e da forma como ele se relacionava com a família. “Zé Belisário foi um homem dedicado a família e querido por todos. (...) Era respeitado e se fazia respeitar pela lealdade, amor e amizade que dispensava a todos”. (Trecho do livro “Zé Belisário sua vida e sua gente”, p. 28).  Sua genealogia “no Brasil, tem origem no estado de São Paulo, através de portugueses e espanhóis que lá aportaram, e por indígenas, que ali viviam. Alguns membros, apesar de terem vindo de Portugal, têm suas origens em outros países europeus, como a Bélgica, Escócia e Hungria. Num segundo estágio, já em território mineiro, ela foi formada por portugueses, espanhóis e paulistas, que para cá vieram em busca de ouro, e por raras uniões ocorridas com indígenas.” (Trecho do livro “Zé Belisário sua vida e sua gente”, p. 14). 

Na obra é feito um resgate da genealogia da família Belisário, trabalho minucioso realizado por Hugo de Caux Belisário, um estudioso da genealogia mineira e autor do livro "Raoul de Caux, um francês no Mato Dentro". 

nova_capa_livro_ze_belisario
Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo

Museu Virtual Brasil

Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias

Continue a leitura >>

Escritório de Histórias

Belo Horizonte - MG

Av. Brasil, 1831, salas 411 e 412 - Funcionários

CEP: 30140-002 - Telefax: (31) 3262-0846