Área Restrita | Créditos
Início » Artigos » Artigo
a- A+
Enviado por admin em 04/06/2012 10:28:58 ( 2454 leituras )
Ao completar 100 anos, o município de Bom Despacho, localizado na região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais, tem sua história contada nas 200 páginas do Livro de Ouro escrito, produzido e editado pelo Escritório de Histórias, com acabamento de luxo, colorido e em papel couché. A publicação, lançada em 31 de maio de 2012, no Clube Bom Despacho, reúne múltiplas histórias, causos e personagens que traçam a trajetória dos cem anos do município. “Nesses cem anos muitos fatos aconteceram na cidade e muitas pessoas participaram dessa história. Convidamos o leitor a conhecer a trajetória da jovem Bom Despacho, que não se esgota nesse trabalho e que apesar de ter sido constituída em período recente, muito tem para contar sobre si mesma e sobre aqueles que, no dia a dia, constroem a sua história.” (Trecho do Livro de Ouro Bom Despacho: 100 anos, p. 7)

A cerimônia de lançamento do livro contou com a presença de representantes de instituições da cidade e autoridades políticas da região. Na ocasião, o prefeito de Bom Despacho, Haroldo de Sousa Queiroz, falou sobre a relevância histórica do livro, e Osias Ribeiro Neves, sócio-diretor do Escritório de Histórias, pôde contar um pouco sobre o processo de produção baseado em pesquisa histórica, documental, iconográfica e relatos orais.
 
capa__livro_de_ouro_01
Capa do Livro de Ouro Bom Despacho: 100 anos
 
Na obra a história de Bom Despacho é contada por meio da articulação de fatos locais e o contexto nacional vigente em cada período. “Bom Despacho: De paróquia a município”, narra a chegada da família real e a independência do Brasil, de modo a aproximar as possíveis motivações que levaram a intensificação do povoamento da região, que se tornaria município no ano de 1912.

Em meio às palavras encadeadas sobre papel, aos poucos, é possível acompanhar o processo de constituição do município, seu desenvolvimento nos anos 20 e 30, seguido das tensões políticas no período democrático pós 1945. É apresentado o crescimento regional em consonância com o desenvolvimento do país.  Percorre-se o período da “ditadura e seus reflexos na cidade”, seguindo em direção aos anos 80, marcado pela organização municipal. No capítulo dedicado à década de 90 é possível perceber a valorização de bens culturais do munícipio, narrativa que encaminha o leitor a conhecer aspectos da cidade centenária.

Dentro de cada capítulo há os “Cadernos de Memórias”, em que são destacados relatos de cidadãos de Bom Despacho, que vinculam suas histórias de vida individuais aos acontecimentos vivenciados no município.

Ao final, os cem anos de Bom Despacho são apresentados de forma resumida através da Linha do tempo da cidade. Nos anexos podem-se encontrar listas dos prefeitos, templos religiosos e escolas públicas.

Além da versão impressa, em 4 de junho foi disponibilizada a versão digital do Livro de Ouro Bom Despacho: 100 anos, para consulta e download, no site da prefeitura www.bomdespacho.mg.gov.br A medida tem como objetivo intensificar a divulgação e tornar o livro acessível ao grande público.
 
O  Livro de ouro Bom Despacho: 100 anos é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Bom Despacho, sob a coordenação editorial de Osias Ribeiro Neves; redação: Aline Xavier, Isabella Verdolin Neves, Marina Camisasca  e Osias Ribeiro Neves; pesquisa histórica e documental, Renata Garcia Duarte; entrevistas: Aline Xavier, Marina Camisasca, Renata Garcia Duarte e Osias Ribeiro Neves; imagens: Arquivo do Senado Federal, Arquivo  Público do Distrito Federal, Arquivo Público Mineiro, DNIT, Mundovirado, Museu dos Ferroviários de Bom Despacho, Photos, Prefeitura Municipal de Bom Despacho, Ricardo Avelar, Secretaria Municipal de Cultura de Bom Despacho. Revisão de conteúdo: Nils Peter Christer Nilsson e Rosalva Flores Fernandes Leandro . 
Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo

Museu Virtual Brasil

Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias

Continue a leitura >>

Escritório de Histórias

Belo Horizonte - MG

Rua Monteiro Lobato 315 sala 402 Bairro Ouro Preto

- Belo Horizonte - MG - Cep: 31310-530

Telefone: (31) 3262-0846