Área Restrita | Créditos
Início » Artigos » Artigo
a- A+

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Enviado por marina em 06/01/2012 14:22:28 ( 1962 leituras )

O livro ‘Pelos Caminhos de Minas do Café ao Atacado: um exemplo de sucesso’ editado em dezembro de 2011 é um projeto patrocinado pela Tambasa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  Com edição e publicação realizada pelo Escritório de Histórias, possui acabamento de luxo, colorido e em papel couché.
A obra se inicia com a história de expansão e decadência do café, em seguida aborda a industrialização vivida pelo país e ao final retrata a sociedade urbana-tecnológica da atualidade. O objetivo é mostrar o desenvolvimento comercial, especialmente da atividade atacadista, surgida no interior de Minas Gerais no século XX. “A atividade atacadista no Brasil como conhecemos hoje ganhou espaço a partir do desenvolvimento industrial brasileiro nos anos 50 do século XX, com a ampliação e a diversificação da linha de produtos de consumo, de utensílios domésticos, de ferramentas, entre outros. Assim como na política “Café com leite”, com a alternância de poder entre Minas e São Paulo, esses dois estados se destacam como principais polos da atividade atacadista desde a década de 1940 até os dias atuais.” Dentro desse contexto é narrado o caso de sucesso da empresa atacadista Tambasa, fundada na cidade de Ponte Nova, localizada na Zona da Mata Mineira, no ano de 1949.

 

img_23972 Para recuperar essa história os autores Osias Ribeiro Neves, Isabella Verdolin Neves, Natália Boaventura e Juliana Semedo realizaram pesquisa bibliográfica e entrevistas. “Muitas pessoas foram ouvidas em suas casas, locais de trabalho, cercadas de muita descontração, molhando o verbo com o bom e tradicional café” “Uma xícara de café coado na hora, disposição para longas viagens e uma pitada de espírito empreendedor: eis o que é preciso para acompanhar essa jornada. O cenário principal é o Brasil do século XX, mas o nosso roteiro recua um pouco mais e aponta cenários ainda mais distantes”. (Trechos do livro. Pelos Caminhos de Minas do Café ao Atacado: um exemplo de sucesso , p.10 - 12).

img_2395_2_01
Imprimir Enviar artigo para um amigo Criar um arquvo PDF do artigo

Museu Virtual Brasil

Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias

Continue a leitura >>

Escritório de Histórias

Belo Horizonte - MG

Av. Brasil, 1831, salas 411 e 412 - Funcionários

CEP: 30140-002 - Telefax: (31) 3262-0846