A exposição é composta por um grande painel, três painéis suspensos, além de espaços interativos, que convidam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história da instituição e também do maestro Villa-Lobos. O grande painel apresenta uma narrativa mais ampla da história da FDC e tem como fio condutor uma analogia com a formação de uma orquestra.
Nos três monitores de TV integrados ao painel principal, imagens históricas da FDC tecem outra narrativa mais sutil dos registros fotográficos de todas as fases da organização. Os três painéis suspensos descrevem a alma da FDC, com o sonho como nascedouro e estandarte para a cruzada que viria, a missão, os princípios e os desafios balizados por frases de atores de todos os níveis da FDC. Os espaços interativos, por sua vez, apresentam a linha do tempo da FDC que pode ser navegada década a década, trechos de depoimentos em vídeo e áudio, músicas e discursos de Heitor Villa-Lobos, animação da história “Construindo uma Catedral”, tantas vezes narradas pelo Professor Emerson de Almeida, que a utiliza como metáfora para expressar o sonho da FDC e também um vídeo com narrativas recentes sobre temas de relevância para a instituição.
Na inauguração da exposição esteve presente um quarteto de cordas que executou músicas de Villa-Lobos. O evento contou também com a participação dos conselheiros da Fundação Dom Cabral, empresários e funcionários.
Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias
Continue a leitura >>Belo Horizonte - MG
Rua Monteiro Lobato 315 sala 402 Bairro Ouro Preto
- Belo Horizonte - MG - Cep: 31310-530
Telefone: (31) 3262-0846