Como contar os 55 anos de história da Associação dos Magistrados Mineiros sem cair no lugar comum? Foi para responder esse questionamento que o Escritório de Histórias desenvolveu o projeto do Memorial Amagis, inaugurado em 14 de outubro de 2009, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Para a comissão presidida pelo desembargador Tibagy Salles Oliveira, a rica trajetória da Amagis precisava ser contada de um jeito diferente. E a solução encontrada no projeto foi narrar, entrelaçada à história da Amagis, a história da Constituição Brasileira, uma vez que os magistrados são os encarregados de fazer valer a letra da Lei.
Foram 7 meses de trabalho, envolvendo uma cuidadosa pesquisa histórica, documental e iconográfica, que não ficou restrita ao acervo da entidade, além da realização de entrevistas em áudio e vídeo. A partir do desenvolvimento dos textos foram concebidos os 4 painéis expográficos, incluindo fotografias e informações que conduzem o visitante numa viagem pela história da Amagis, tendo a Constituição Brasileira como pano de fundo. O Escritório de Histórias cuidou de tudo, inclusive da adequação da sala destinada a abrigar o Memorial. Assim, foi possível incluir ainda um espaço para a exposição permanente de documentos e publicações importantes para a Amagis em seus 55 anos. As entrevistas serviram não só como fonte de informações para a pesquisa mas também para compor o Banco de Depoimentos da Amagis, e poderá ser assistido numa sala contígua ao Memorial.
O Memorial pode ser visitado na sede da Amagis, à Rua Albita, nº 194, Cruzeiro. Para mais detalhes ver release "Amagis comemora 55 anos inaugurando memorial".
Confira o projeto Museu Virtual Brasil, produzido pelo Escritório de Histórias
Continue a leitura >>Belo Horizonte - MG
Rua Monteiro Lobato 315 sala 402 Bairro Ouro Preto
- Belo Horizonte - MG - Cep: 31310-530
Telefone: (31) 3262-0846